Pedro Moreira usou as suas redes sociais para partilhar duas fotografias, com oito anos de diferença, onde mostra a sua evolução corporal.

"O QUE TU ÉS EM 2013 E TE TORNAS EM 2021!", começa por escrever.

O ex concorrente da 'Casa dos Segredos' destacou a importância do descanso entre as séries de exercícios para conquistar um corpo musculado. "Isto não é só um testemunho. Isto é o recurso ao auto-exemplo para debitar alguma ciência. Já aqui falei de 3 variáveis fundamentais para hipertrofia (nas quais não se enquadram a obrigação de fazer sempre 12 repetições para crescimento muscular) mas hoje decidi falar-vos dos tempos de descanso entre séries em musculação".

A hipertrofia é o aumento de massa muscular, resultado de um equilíbrio entre a prática intensa de exercício físico, uma alimentação adequada e descanso.

Mas o repouso é o fator principal, já que é na altura de pausa que a hipertrofia ocorre.

Publicação de Pedro Moreira. Instagram Pedro Moreira

"Todos os estímulos são válidos de uma forma ou de outra e podem favorecer o crescimento do teu músculo, mas sendo a tensão mecânica e a sobrecarga progressiva os 2 fatores primordiais (a carga até assume um valor acima de “1” na equação da hipertrofia), os tempos de descanso são fundamentais para manteres rendimento nesse aspeto e para manteres as reps consistentes com o volume desejado".

Pedro continua a explicação e garante que o tempo agradece se forem respeitadas as regras. "Se agachas 50kg para 10 repetições em falha muscular ou perto disso e descansas 1minuto, das duas uma: ou não voltas a fazer 10 repetições ou reduzes carga para lá chegar porque achas que tens de fazer 10 para crescer.
Em exercícios compostos como agachamento, deadlift ou supinos, da entre 120 e 180 segundos de descanso. O teu 2013 vai deixar de ser e o teu 2021 vai agradecer".

Para terminar a publicação, Pedro Moreira deixa uma mensagem. "Tempo de descanso não é tempo perdido".